Ex-voto

(do Facebook, 30/09/2011)

Na bela cidade de São Cristóvão, Sergipe, estive na na Igreja de Nsa. Sra. do Carmo em companhia de meu colega Ernesto Seidl. Junto à igreja há um Museu dos Ex-Votos, esses objetos doados à Igreja em agradecimento a um pedido atendido, uma graça recebida. Em meio à impressionante coleção de centenas, talvez milhares de pernas, pés, braços e cabeças esculpidos em madeira e pendurados no teto, símbolos de variadas enfermidades curadas e votos atendidos, o olhar treinado do Ernesto encontrou, sobre uma mesa, esta pequena jóia associada a um sofrimento bem contemporâneo: um ex-voto representando uma tese de doutorado concluída!! Portanto, queridos alunos, doutorandos ou futuros doutorandos, não percam a esperança: tenham fé que a tese um dia chegará a termo!

Minha foto do espetacular teto da igreja do Carmo, com centenas de ex-votos, pernas e braços de madeira, suspensos sobre as cabeças dos fiéis, não ficou legal, mas achei essa aqui na rede:

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VERMELHO, BRANCO E SANGUE: O TERROR BRANCO E O GRANDE MEDO, 1789-2021, por Beatrice de Graaf

4 LIÇÕES EXEMPLARES DA REVOLUÇÃO FRANCESA PARA OS DIAS ATUAIS, por Christine Adams

As Américas, comércio armado e energia barata: resenha de “A Grande Divergência”, de Kenneth Pomeranz, por Branko Milanovic